sábado, julho 29, 2006




PALESTRA ELEIÇÕES E CIDADANIA LOTA TEATRO MUNICIPAL DE ITAPEVI.

O Professor Cláudio Fonseca, Presidente licenciado do SINPEEM - Sindicato dos Profissionais da Educação de São Paulo e candidato a Deputado Estadual por São Paulo, PSB, proferiu palestra com o tema "Eleições e Cidadania", participando do "Projeto Oficinas da Cidadania", idealizado pela Associação dos idosos de Itapevi, presidida por Dona Terezinha Jardim.
O Projeto Oficinas da Cidadania, consiste em preparar o idoso para exercer plenamente seus direitos de cidadão, preparar os idosos para um envelhecimento consciente de seus atuais direitos, forjar a conciência da necessidade das relações intergeracionais,preservando o conhecimento acumulado por gerações.
As palestras são abertas a toda a população e é realizada quinzenalmente. Os temas são determinados pelos próprios idosos em oficias realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano em trabalho participativo conduzido pelo Assitênte Social Vilobaldo, técnico da Associação.
A palestra proferida pelo Prof. Cláudio Fonseca, foi a mais concorrida e mais prestigiada das realizadas, no plenário haviam mais de 300 pessoas, que atentamente ouviram sua exposição e participaram ativamente da interação com perguntas, sobre o tema.
A palestra foi prestigiada com a presença do Presidente da Câmara Municipal-Vereador Ségio Montanheiro; Terezinha Jardim - Presidente da Associação dos Idosos; por representante do Comandante Maruxo da Guarda Municipal; pela Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapevi- Dona Terezinha Tortoro; pelo Conselheiro do CMII Aparecido Donizetti Hernandez e pelos idosos e lideranças da sociedade civil organizada do município.
A participação e a interação demonstrou o prestígio das oficinas e a ância da população por participar diretamente na definição e fiscalização de politícas públicas, e a garantir os direitos civis e de opinião.
É a população forçando o poder público representativo por uma politíca participativa que não é excludente, mas sim complementares e necessárias para impedirmos a volta ao passado autoritário que envergonha nossa história.

Nenhum comentário: