segunda-feira, setembro 04, 2006








A importância do Voto.

Caro amigo (a).


Assim como você estou indignado com os políticos.
Basta folhear um jornal, ouvir o rádio ou assistir a televisão para deparamos com um novo velho escândalo envolvendo um ou mais parlamentar.
Por todo lado surgem os mensaleiros, sanguessugas, anões do orçamento, vendilhões da pátria e outras espécies de corruptos que tentam levar vantagem assaltado os cofres públicos.
E para piorar, quando são pegos em flagrante se livram facilmente por meio de artifícios jurídicos.
Diante deste cenário, tem crescido, a tese do voto nulo.
Essa é a intenção de muitos cidadãos, que com justa razão buscam uma forma de demonstrar a sua indignação por meio deste protesto.
Tendo com o voto nulo uma forma de protesto.
Temos que fazer considerações.
Se a grande maioria dos políticos vem agindo contra os interesses populares, há também candidatos e parlamentares que nunca traíram os grandes interesses nacionais e do povo.
Não há de minha parte discordância de qualquer forma de protesto.
Devemos ou não generalizar a podridão? Afirmar que todos os candidatos e parlamentares, sem exceção, são ruins, até aqueles que estão se candidatando pela primeira vez? ou aqueles parlamentares que sempre defenderam o interesse do povo?
Ninguém, mas ninguém mesmo, merece nosso voto, nem mesmo aqueles que já demonstraram sua lealdade aos interesses maiores do povo e da nação!

Penso que não.

Se optarmos pela anulação do voto estaremos dando consentimento aos atuais "corruptos", pois a máxima, quem cala consente, é de forma perversa verdadeira neste caso.

Além disso, sabemos que muitos eleitores, seja por desconhecimento, ou necessidade, "vendem" o voto.

Imagine você, se houvesse apenas o eleitor que vende o voto e o eleitor do voto nulo?

Agora imagine um outro panorama, onde o eleitor de forma consciente,escolhe o seu representante, acompanha seu mandado fiscaliza, exerce pressão.
Temos a democracia representativa, aquela que pelo voto determinamos quem irá nos representar no Parlamento ou no Executivo, e a Democracia Participativa, que não é excludente da outra forma, mas sim uma necessária complementação e pouco utilizada, que é a população organizada interferindo, fiscalizando e determinando políticas públicas.

Que hoje não é mais programa de governos e sim política de Estado, garantido em Lei.

Diante disto, resolvi transformar a minha indignação em uma ação afirmativa.

Não podemos deixar os envolvidos nas mazelas do nosso povo voltarem ao Congresso, pesquise para votar, não vote em envolvidos em escândalos, não seja "cabo eleitoral" de corrupto.

Hoje ele lhe paga o pão, amanhã ele vende a nação!

Pense Nisso!

Não Vote Nulo!

Nenhum comentário: