segunda-feira, setembro 18, 2006

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO É UM PROBLEMA POUCO CONHECIDO DA SOCIEDADE E DO ESTADO.
· Artigo Publicado no Jornal da 3º Idade – Junho 2006.
· Marília Berzins / Assistente Social.



A violência contra a pessoa idosa é um problema sério, mas, infelizmente é pouco conhecido pela sociedade, pelo Estado, pela família e até mesmo pelos idosos. Ela está presente no cotidiano da sociedade e nos próprios indivíduos que muitas vezes pelo desconhecimento, pela descriminação, ou pelo preconceito etário não tomam nenhuma atitude para combate-la.
Existe na sociedade uma cultura negativa a velhice que atribui a idéia de decadência, de inutilidade, doença e prejuízo. São valores negativos e que podem reforçar ou prejudicar a naturalização da violência. Não podemos deixar de reconhecer que a violência à pessoa idosa é uma grave e importante violação dos direitos humanos. Ao concordar com esta ótica de compreensão da violência, estaremos nos responsabilizando para intervir nas diversas manifestações que a violência à pessoa idosa se manifesta.
Somente nas últimas décadas que o tema da violência aos idosos a ser estudado e reconhecido. Trata-se fenômeno antigo e universal que acontece tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, trazendo grande sofrimento e prejuízo aos idosos.
Pesquisas internacionais estimam que cerca de 7% da população idosa sofra com alguma forma de violência. Existem situações que só a morte da pessoa idosa ou a do agressor cessa a cadeia de reprodução da violência. Vale lembrar que toda forma de violência pode ser evitada pela prevenção e informação.
A violência contra a pessoa idosa é freqüentemente definida como sendo qualquer ato (único ou repetido) ou omissão que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança que cause dano ou incômodo ao idoso.
Trata-se de um conceito que foi adotado pela Organização das Nações Unidas e que é usado também no Brasil. Os estudos já existentes informam que geralmente o agressor familiar se caracteriza como sendo alguém que vive na mesma casa que a vítima, depende do idoso ou o idoso depende dele. Geralmente são familiares (principalmente filhos) e observa-se que há associação com o uso de álcool ou outras drogas.
As mulheres são em geral as vítimas da violência contra a pessoa idosa. Quanto mais velhas, mais vulnerável ela fica à violência.
São mulheres ou homens dependentes física ou mentalmente da ajuda, nas suas atividades diárias.
Não podemos concordar com nenhuma forma de violência contra a pessoa idosa. O INPE – Rede Internacional de Prevenção da Violência a Pessoa Idosa – e a ONU – Organização das Nações Unidas – declarara o dia 15 de Junho como sendo Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa idosa. O principal objetivo deste dia é chamar a atenção da sociedade civil e dos nossos governantes sobre a existência da violência à pessoa idosa que se manifesta na mais diversas formas.
Não podemos aceitar a violência à pessoa idosa como sendo um fenômeno natural e como parte inevitável da condição humana. Precisamos romper o silêncio e desvelar as sérias implicações que causa para a pessoa idosa. Ela pode ser evitada e seu impacto minimizado.

Nenhum comentário: