terça-feira, fevereiro 06, 2007

COMBATER A IMPUNIDADE É PRATICAR A CIDADANIA.

COMBATER A IMPUNIDADE É PRATICAR A CIDADANIA.



O DEMUTRAN, Departamento de Trânsito e Transporte de Itapevi, reativou o turno da noite, começou a operar no último dia 1º de fevereiro.
Esse novo turno de trabalho dos Agentes de Trânsito, objetiva a maior presteza em casos de acidentes de trânsito, com ou sem vitimas, onde os Agentes tem entre suas atribuições a operação e a fiscalização de trânsito, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que da amparo legal de atuação.
Em caso de acidentes sem vitimas a função é a liberação imediata da via pública, evitando novos acidentes e lentidões e a orientação às partes a lavrarem boletim de ocorrência para posterior questionamentos de ressarcimento de danos.
Nos acidentes com vitimas a sinalização do local, também evitando novos acidentes e possíveis lentidões causadas pela curiosidade de outros condutores e pedestres.
A intensificação da fiscalização e orientação dos motoristas e motociclistas com a finalidade do cumprimento das normas gerais de trânsito e de estacionamento.
Nos plantões noturnos a ação preventiva de acidentes em especial nos fins de semana, onde motociclistas , motoristas e pedestres tomam literalmente vias públicas, colocando em risco sua própria segurança, sua vida e de outros, vem sendo uma ação conjunta dos Agentes de Trânsito e dos Guardas Municipais.
O desrespeito aos princípios básicos do CTB; falta do uso do cinto de segurança; trafegar pela contra mão de direção e estacionamento irregular, esta sendo fiscalizado com a restrita aplicação da Lei.
A Lei não é para ser aplicada para qualquer um, é para ser aplicada a todos, independentemente de seus cargos, títulos, função ou classe social.
O Maior problema no trânsito ainda é o clima de impunidade, onde os motoristas, ciclistas, motociclistas e o próprio pedestre, acreditam ser os únicos a circularem pelas vias públicas.
O pedestre anda pelo leito viário em vez das calçadas, os condutores estacionam nas calçadas e oficinas de serviços transformam as calçadas em extensão de seus estabelecimentos.
A sinalização viária que determina via de sentido único e demais regulamentações parece ser somente para enfeitar postes ou “embelezar” a cidade, e é totalmente desrespeitada por motociclistas e motoristas e essa sensação de impunidade tem que ser combatida para que andar pela cidade seja mais seguro e diminuamos o número de acidentes.
Ser cidadão é ter direitos mas também deveres e cabe ao Estado disciplinar, fiscalizar e punir abusos, abusos que poucos praticam em detrimento de muitos.


Aparecido Donizetti Hernandez
Profissional do Trânsito desde 1982.

Nenhum comentário: