terça-feira, outubro 14, 2008

Aprendizado

Aprendizado

Não fossem suas grandes mãos
Sobre as minhas, pequeninas
Dirigindo-as num traçado de ondas,
De círculos, de montanhas,
Introduzindo no mundo das letras,
Estaria hoje na penumbra
Da caverna de Platão.

Não fosse sua paciência de
Ensinar-me a somar, a dividir
E a multiplicar os pães,
Viveria escondido no
Buraco de egoísmo.

Não fosse sua insistência
Em ensinar-me a fonética,
A sintaxe, não teria descoberto
O fantástico mundo de Lobato,
De Guimarães Rosa, de
Graciliano, de Drummond,
De Mário de Andrade, de Oswald.

Não fosse sua presença
Em minha vida,
Meu viver seria a
Desesperança, não teria a
Coragem de gritar
Nas ruas e praças
De nosso País varonil

Liberdade, Liberdade, Liberdade!
(LSB)


15 de Outubro dia dos Professores.


Nenhum comentário: