quarta-feira, agosto 26, 2009

Colômbia e Honduras

COLÔMBIA E HONDURAS


Nos últimos dias o noticiário sobre questões internacionais, coloca em questão o Pacto Militar entre os Norte Americanos e a Colômbia, país fronteiriço com o Brasil.



No Pacto militar os norte americanos ampliam sua presença na Colômbia com mais bases militares, inclusive na região amazônica; A questão vem sendo denunciada a mais de cinco anos por partidos democráticos e patrióticos em nosso país, mas fora da grande imprensa.



Agora a questão ganha destaque, em artigo na Folha de São Paulo, onde consultam importantes fontes da inteligência militar do Brasil, tais fontes alegam. “Essa é uma questão menos importante, os americanos já tem satélites espiões que varem a Terra, inclusive o Brasil”.



O que tais fontes esqueceram de dizer é que satélites espiões ainda não jogam bombas diretamente em pontos da Terra (Salvo melhor juízo), mas bases militares têm logística de ataque e de mobilidade, inclusive na fronteira com nosso país.



A implantação de bases norte americana na região pacífica da América do Sul é uma afronta a todos os países e ao povo da região e, cria sim, instabilidade política, se forem implantadas, e tudo levar a crer que o serão, nunca mais nossa região será a mesma!



Não podemos esquecer o Canal do Panamá, da Base Militar em Guantánamo em terras Cubanas que inclusive foram usadas como local de torturas e atrocidades recentemente.



Nosso país precisa ter uma posição mais firme sobre a questão, liderando de fato a América do Sul; Não basta uma política internacional de boas palavras e poucas ações.



A instabilidade, não somente na região Sul Americana é preocupante, como também o recente golpe de estado em Honduras, que coloca em cheque as atuais conquistas democráticas na América Latina.



Representante do povo hondurenho, participando de Seminário Internacional realizado em São Paulo... Diz uma frase que sintetiza o problema em Honduras, País irmão que já foi usado pelos estadunidenses para combater a vitoriosa revolução Sandinista.



“Os Estados Unidos que articulou o golpe em Honduras através da Cia, torce para que o povo hondurenho vá às armas, para com isso conseguirem um banho de sangue na América Central e criar condições de invadir o país, e hoje usa o argumento do narcotráfico para ampliar suas bases militares na América do sul; mas o povo hondurenho fará uma resistência pacifica, pacientemente e constante, para derrubar os golpistas e restabelecer os avanços democráticos”



Os fatos falam mais que palavras, vejam o vídeo sobre Honduras e não se esqueçam das torturas em Guantánamo.


Aparecido Donizetti Hernandez

http://www.youtube.com/watch?v=DRdpvLSjKdU

Nenhum comentário: