sexta-feira, outubro 02, 2009

DIA NACIONAL DO IDOSO


Ontem foi comemorado o DIA NACIONAL DOS IDOSOS, instituído no Brasil pelo Presidente Lula em Dezembro de 2006.


A luta pelo reconhecimento de que os Idosos precisam ser tratados de forma especial é antiga e remota de várias culturas mais avançadas, onde o idoso sempre é ouvido nas decisões mais importantes; isso ocorre historicamente em várias culturas, inclusive tribais onde existe a figura dos anciões ou conselhos de anciões.

Outro exemplo um pouco mais palpável para o entendimento foi o retratado na Novela Caminhos das Índias, recentemente levada ao ar na Rede Globo de Televisão, onde mostra claramente a importância dada as experiências acumuladas com a idade, experiência de vida e o acumulo cultural.


Nas tribos de silvícolas no Brasil, a figura do Pagé que sempre era atribuída entre outras características à idade.


A própria cultura no Brasil, em especial no pujante Estado de São Paulo, onde os Bandeirantes exerceram papel preponderante na demarcação das fronteiras de Nossa Pátria, e os imigrantes que para cá vieram, tanto Espanhóis, Italianos os de origem Árabe os Judeus, tem em sua cultura irraigada o respeito aos mais velhos.


Quem que não se lembra da figura da VOVÓ, muito bem retratada por Monteiro Lobato, figura angelical e conselheira.


A indagação é onde e quando deixamos de ter esse respeito pelos mais velhos; alguns vão alegar é a agitação da vida moderna são novos tempos; outros dirão é a competição de mercado e as teses serão muitas.


O que precisamos resgatar são o respeito pelas pessoas, respeitando sua individualidade, suas experiências de vida, sua cultura, suas esperanças e desesperanças; somente assim teremos um mundo mais justo; pois é fácil defender o que está na moda, não que não seja importantíssimo, por exemplo, defender o planeta da destruição; mas há pessoas que somente o fazem nos discursos ou teorias.


Nesse dia 1º de Outubro de 2009, como nos anos anteriores a Associação dos Idosos, fez realizar uma Santa Missa em ação de graças para não deixar o dia passar no esquecimento; foi uma missa linda celebrada pelo Padre Fábio, que também repetiu palavras do Santo Papa a respeito dos Idosos; tivemos a presença física do vereador Petista Adilson Peres; estava fazendo se representar o Vereador Igor do PP, e o Deputado Estadual pelo PSDB João Caramez ligou ao Presidente da entidade informando haver problemas na região, mandaria o ex-secretário municipal Lula para representá-lo e o fez.


O Secretario da Associação dos idosos Aparecido Donizetti Hernandez falou em nome da entidade chamou a atenção para a responsabilidade de toda a sociedade sobre a causa da pessoa idosa quando afirmou. [..] “Os Idosos que pelo acumulo de experiência de vida e cultural; deveriam ser mais respeitados por todas as gerações e amparados pela família e pelo Poder Público, quando necessário.”


O dia simbólico do idoso passou, mas suas dificuldades e necessidades não.


Aparecido Donizetti Hernandez
Membro do Conselho Municipal do Idoso-Itapevi
Secretário da Associação dos Idosos de Itapevi
Vice-Presidente do Conselho da Cidade de Itapevi-CONCITA

Nenhum comentário: