segunda-feira, agosto 15, 2011

O POLIGROTA






De: "Hilma Ranauro"
Assunto: "O Poligrota
"







"O POLIGROTA"


(Nhô Bentico)
Itapetininga - SP











É verdade matemática
que ninguém pódi negá,
que essa história de gramática
só serve pra atrapaiá.
Inda vem língua estrangêra
ajudá a compricá.
Mió nóis cabá cum isso
pra todos podê falá.

Na Ingraterra ouví dizê
que um pé de sapato é xu.
Desde logo já se vê,
dois pé deve sê xuxu.
Xuxu pra nóis é um legume
que cresce sorto no mato.
Os ingrêis lá que se arrume,
mas nóis num come sapato.

Na Itália dizem até,
eu não sei por que razão,
que como mantêga é burro,
se passa burro no pão.
Desse jeito pra mim chega,
sarve a vida no sertão,
onde mantêga é mantêga,
burro é burro e pão é pão.

Na Argentina, veja ocêis,
um saco é um paletó.
Se o gringo toma chuva
tem que pô o saco no sór.
E se acaso o dito encóie,
a muié diz o pió:
''Teu saco ficô piqueno,
vê se arranja ôtro maió!'

Na América corpo é bódi.
Veja que bódi vai dá.
Conheci uma americana
doida pro bódi emprestá.
Fiquei meio atrapaiado
e disse pra me escapá:
Ói, moça, eu não sou cabra,
chega seu bódi pra lá!

Na Alemanha tudo é bundes.
Bundesliga, bundesbão.
Muita bundes só confunde,
disnorteia o coração.
Alemão qué inventá
o que Deus criou primêro.
É pecado espaiá
o que tem lugar certêro.

No Chile cueca é dança
de balançá e rodá.
Lá se dança e baila cueca
inté a noite acabá.
Mas se um dia um chileno
vié pro Brasir dançá,
que tente mostrá a cueca
pra vê onde vai pará.

Uma gravata isquisita
um certo francês me deu.
Perguntei, onde se bota?
E o danado respondeu.
Eu sou home confirmado,
acho que num entendeu,
Seu francês mar educado,
bota a gravata no seu!

Pra terminar eu confirmo,
tem que se tê posição.
Ô nóis fala a nossa língua,
ô num fala nada não.
O que num pode é um povo
fazê papér de idiota,
dizendo tudo que é novo
só pra falá poligrota.

* * * * *


Nenhum comentário: