domingo, setembro 04, 2011

A PREFEITURA COMO ORGANIZADOR COLETIVO

A PREFEITURA COMO ORGANIZADOR COLETIVO




            Estando hoje a prefeitura como o principal organizador coletivo de todas as redes sociais e é isso o que possibilita seu papel de governo protagonista na sociedade.

            A descentralização das decisões é mais do que necessária para que possamos promover o desenvolvimento humano. Na sociedade, o papel central das prefeituras é determinado por sua atuação como organizador por sua atuação como organizador coletivo, pelo seu impacto na melhoria da capacidade de organização e ação de todos os atores e pessoas em um território.

            As prefeituras cabe ir além de suas competências, sejam elas quais forem, para assumir os desafios de suas cidades. Nada que aconteça, ou os seus cidadãos necessitam, é alheio a uma prefeitura que tenha adotado a governança como modo de governar. Sua tarefa não consiste em tentar achar solução para recursos que não tem, nem qualquer administração terá, mas em desenvolver uma ampla ação que implique recursos, geração de uma cultura de ação, organização comunitária colaboração entre instituições e público-privada para dar uma resposta coletiva, no sentido de envolver toda a sociedade para a solução dos seus desafios.
           


           As competências e os recursos nas mãos dos governos locais não são importantes em si mesmos, mas enquanto instrumento para aumentar a capacidade das prefeituras convocarem os processos de responsabilidade dos cidadãos e das parcerias público-privadas.
           
    
         Você, cidadão, acha que a atual gestão (refere-se a São Roque-SP – grifo meu) proporciona uma resposta coletiva aos anseios de nossa sociedade ou atende aos interesses de grupos econômicos poderosos que controlam o poder político e econômico de toda a cidade?


            Queremos ouvir o povo. O PT quer te ouvir.



Elian Bianchi (Chumbinho)
Economista, empresário e
Membro do PT de São Roque-SP.

Publicado no JORNAL DA ESTÂNCIA, agosto de 2011, página 3.
Transcrição e formatação: Aparecido Donizetti Hernandez
" No brasão em latim: MEA PAULISTA GENS" - (Tradução no google: A NAÇÃO DOS MEUS PAULISTAS

Nenhum comentário: