segunda-feira, julho 16, 2012

SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - UTFPR


SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL ESTÃO ABERTAS EM VÁRIOS POLOS DA UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

 A UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, está com inscrições abertas para seleção de tutores presencial em vários polos onde são ministrado o curso de Especialização em Gestão Pública, no Polo da UAB/Itapevi são duas vagas. 

Para maiores detalhes acesse o Lin : http://ead.utfpr.edu.br/index.php/inscricaotutor





EDITAL 12/2012 UAB/EAD/UTFPR PARA A SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL PARA FORMAÇÃO DO QUADRO DE RESERVA DE TUTORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ATUAÇÃO NO POLO DE ITAPEVI-SP NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DENTRO DO PROGRAMA DA UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

1 DA DIVULGAÇÃO
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de TUTOR PRESENCIAL para atuar na modalidade de Ensino a Distância, no programa da UAB no polo de ITAPEVI no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA. 
O TUTOR PRESENCIAL que atua no programa da UAB desenvolve atividades presenciais no polo de apoio presencial, divididas em atividades presenciais e a distância e deve atender aos alunos da EaD e as necessidades do polo. Entre as atribuições desse tutor é previsto:  esclarecer dúvidas dos alunos, executar atividades de suporte para as teorias das  disciplinas do curso e determinadas práticas educacionais, além de auxiliar nos aspectos acadêmicoadministrativos e tecnológicos. Atuar, também, nos  momentos presenciais e nas atividades práticas em seus períodos de atividade na sede do polo. Elaborar relatórios de acompanhamento dos alunos para as coordenações de polo e de tutoria. O regime de trabalho do tutor presencial é de 20 horas semanais, no cumprimento de ações indicadas pelo coordenador do curso ou pelo coordenador do polo, das quais necessariamente 8 (oito) horas aos sábados, nos turnos da manhã e tarde.

2 DA ESPECIFICAÇÃO

Campo de Conhecimento/curso Vagas Horas Semanais
Requisitos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

2 20h
Contidos no item
 4.3.1  de candidatos brasileiros; e
4.3.2 de candidatos
estrangeiros deste edital. 

3 DO VALOR DA BOLSA
Os tutores selecionados farão jus a uma bolsa mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
A bolsa terá duração de 6 (seis) meses e poderá ser renovada conforme às necessidades do curso.

4 DAS INSCRIÇÕES
4.1  Período 
29/06 a 24/07/2012.

4.2  Procedimento
Os candidatos devem realizar a inscrição  on-line pelo  site
no link inscrição e entregar os documentos exigidos, dentro do período de inscrição indicado no item 4.1
4.3 Documentos obrigatórios para a inscrição 
4.3.1 de candidatos brasileiros
a) Ficha de inscrição gerada pelo sistema  on-line, que deve ser complementada
com os documentos comprobatórios das informações do currículo gerado pelo
sistema, após o preenchimento dos dados pelo candidato;
b) Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou
Certificado de Conclusão de Curso contendo o reconhecimento do curso com
data da colação de grau;
c) Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma de pós-graduação ou Certificado
de Conclusão de Curso. Se o documento for emitido eletronicamente, que conste
no corpo deste a sua autenticidade com os devidos localizadores. 
d) Documento que comprove que está vinculado ao serviço público (fotocópia da
carteira funcional; ou fotocópia do holerite com no máximo 60 dias do
recebimento; ou declaração da instituição empregadora). Para aqueles contratados pelo serviço público, apresentar o contrato que contenha o início e o
término de seu período de serviço ou declaração do órgão empregador contendo
o início e o término do período de serviço ou;
e) Documento que comprove que é aluno regular de um programa de pósgraduação  stricto-sensu, em instituição pública (declaração de matrícula no
programa).
f) Comprovante atualizado de residência para cidades a no máximo 120km do polo
de ITAPEVI (referência Google Maps). Somente serão aceitas contas de água,
luz, telefone, carnê de IPTU ou do IPVA no nome do candidato ou, se casado, no
nome do cônjuge (anexando fotocópia de certidão de casamento), ou ainda, que
tais contas sejam dos pais do candidato.
g) Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
h) Fotocópia do Registro Geral (O Registro Geral é  emitido pela Secretaria de
Segurança Pública (SSP) de cada estado do Brasil).
Opções permitidas para a identificação do candidato em substituição do RG: 
• Poderá ser apresentada a fotocópia da carteira de  habilitação CNH
desde que contenha foto. 
• Os portadores do Registro de Identidade Militar, Policiais Civis e Federais
podem apresentar uma fotocópia do documento, desde que contenha foto
e CPF no mesmo documento;
• Os portadores da Carteira da OAB, CRM, CRO, CREA e outros conselhos
com representatividade nacional podem apresentar uma fotocópia da
carteira profissional definitiva desde que contenha foto e CPF no mesmo
documento;
i) Fotocópia do CPF; 
Se no documento de identificação já tiver o CPF, a fotocópia do CPF não precisa
ser apresentada.
4.3.2 de candidatos estrangeiros
a) Ficha de inscrição gerada pelo sistema  on-line, que deve ser complementada
com os documentos comprobatórios das informações do currículo gerado pelo
sistema, após o preenchimento dos dados pelo candidato;
b) Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou
Certificado de Conclusão de Curso contendo o reconhecimento do curso com
data da colação de grau; c) Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma de pós-graduação ou Certificado
de Conclusão de Curso. Se o documento for emitido eletronicamente, que conste
no corpo deste a sua autenticidade com os devidos localizadores. 
d) Documento que comprove que está vinculado ao serviço público (fotocópia da
carteira funcional; ou fotocópia do holerite com no máximo 60 dias do
recebimento; ou declaração da instituição empregadora). Para aqueles
contratados pelo serviço público, apresentar o contrato que contenha o início e o
término de seu período de serviço ou declaração do órgão empregador contendo
o início e o término do período de serviço ou;
e) Documento que comprove que é aluno regular de um programa de pósgraduação  stricto-sensu, em instituição pública (declaração de matrícula no
programa).
f) Fotocópia autenticada (em cartório) do Registro  de Nacionalidade Estrangeira
(RNE); 
h) Toda documentação acadêmica deverá ser apresentada com o visto do Ministério
das Relações Exteriores do país de origem e reconhecidas pelo consulado
brasileiro. 
i) Comprovante atualizado de residência para cidades a no máximo 120km do polo
de ITAPEVI. Somente serão aceitas contas de água, luz, telefone, carnê de IPTU ou
do IPVA no nome do candidato ou, se casado, no nome do cônjuge (anexando
fotocópia de certidão de casamento), ou ainda, que tais contas sejam dos pais do
candidato.
4.3.3 Para concorrer a uma vaga de tutor a distância são necessários os
seguintes pré-requisitos
a) Apresentar conhecimentos básicos no uso de computador e recursos de
informática; familiaridade na utilização de recursos de Internet tais como: Web, email, fóruns,  chats e outras ferramentas de comunicação. É desejável que o
candidato saiba utilizar a plataforma MOODLE;
b) Não receber nenhuma outra bolsa de fomento governamental (exceto bolsas do
CNPq e Capes que são pagas exclusivamente para alunos matriculados em Curso
de Pós-Graduação  Stricto Sensu)  conforme a portaria conjunta CAPES/CNPQ
Número 01 de dezembro de 2007; O local para entrega de documentos referente aos itens 4.3.1 ou 4.3.2 de candidatos
concorrendo a tutor presencial está indicado abaixo:
Polo de Apoio Presencial de Itapevi-SP
Av. Pedro Paulino, 74 - Centro - COHAB
CEP: 06663-000    Telefone: (11) 4142-7854
Coordenadora do Polo: Fábio José de Andrade 
Horário: Seg-Sex 14h às 22h - Sab 9h às 16h
Os documentos devem ser acondicionados em envelopes únicos sem qualquer
timbre, com nome completo e curso para o qual se inscreveu.
4.3.4 Detalhamento do processo de inscrição on-line
a) Cadastro no site no link Inscrição;
b) Após o cadastramento o candidato terá acesso ao sistema e poderá se inscrever
no curso pretendido;
c) Preenchimento do currículo on-line e impressão da ficha do candidato;
d) Entrega dos documentos comprobatórios de acordo com a ordem apresentada
na ficha de inscrição e dentro do período estipulado neste edital.
5. DA SELEÇÃO
1ª Etapa  - Critérios de Avaliação do  Currículo
Tabela de Pontuação do Currículo 
a) Pontuação de Titulação - Máximo de 40 pontos
Titulação Área Fora da área
Doutorado      20 1
Mestrado 15 1
Especialização 10 1
Graduação 5 1
b) Pontuação de Atividades Profissionais - Máximo de 30 pontos
Atividade Pontos
Atividade na área   5
Atividade fora da área 0 c) Pontuação da Produção Científica - Máximo de 10 pontos
Produção Área Fora da área
Artigos publicados em periódicos
científicos especializados
5 2.5
d) Pontuação para Servidor Público - Máximo 20 pontos
Categoria  Pontos
Professor da rede Municipal 10
Professor da rede Estadual ou Federal 10
Servidor público do Município da cidade do polo 5
2ª Etapa – Análise dos Currículos, de acordo com os critérios estabelecidos pela
UTFPR. Esta etapa será eliminatória e será realizada entre 30/07 a 09/08/2012.
A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de processo de
classificação, realizada por uma comissão designada composta pelo Coordenador
do Curso e, pelo menos, mais um professor da área respectiva do curso proposto.
Para a classificação dos candidatos será utilizado o curriculum vitae preenchido
no sistema on-line. 
3ª Etapa – Entrevista
Será realizada somente com os 5 melhores colocados, com o propósito de
compor o quadro de reserva de tutores presenciais da UTFPR. Esta etapa é
eliminatória e classificatória.  A lista dos candidatos selecionados e o horário para as
entrevistas serão divulgados no site no dia 14/08/2012 onde será divulgada a forma
da entrevista que pode ser realizada por webconferência ou por vídeoconferência no
polo de apoio presencial ao qual o candidato se inscreveu em uma data entre os
dias 20/08 a 29/08/2012. O resultado final da seleção será divulgado no dia
04/09/2012.
Início de Atividades: O tutor poderá ser chamado para ocupar a função a qualquer
momento. O início das atividades desse profissional será informado pela UTFPR.
Somente poderá exercer a função de tutor presencial após participar de um curso
sobre tutoria e do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. O curso será de 16
horas presencias e mais 16 horas à distância no AVA. É vedado o início das
atividades como tutor para aqueles que não obtiverem êxito nos referidos cursos. 6. COMISSÃO EXAMINADORA
A composição da comissão examinadora será de responsabilidade da UTFPR e terá
como critérios de avaliação:
a) Preenchimento dos requisitos estabelecidos quanto à formação acadêmica e à
experiência profissional, especialmente na área do curso;
b) Na entrevista serão avaliados aspectos do candidato relacionados à formação,
disponibilidade e inter-relação pessoal;
c) Em caso de empate, será considerado o candidato mais idoso e, persistindo o
empate, o graduado há mais tempo.
7. DOS RECURSOS
a) O candidato poderá interpor recurso administrativo, no prazo de 3 (três) dias a
contar do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do resultado dos
selecionados, que deverá ser entregue aos cuidados  do Diretor da UTFPR -
Câmpus Pato Branco/PR - Gabinete da Direção, localizado na Via do
Conhecimento, Km 1         Fone:  (46) 3220-2511  CEP 85503-390 - Pato Branco
- PR, no horário compreendido das 9h30min às 11h30min e das 14h às 17h de
segunda a sexta-feira.
b) O recurso poderá ser encaminhado via correio desde que seja recebido pela
instituição dentro do prazo estipulado;
c) O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado. O recurso
interposto fora do prazo não será recebido;
d) O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os
candidatos;
e) O recurso interposto em desacordo com este Edital não será recebido;
f) Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar
prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente
comprovado;
g) Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos; 
h) A Banca Examinadora dos recursos, após análise dos pedidos, verificarão o
prazo e decidirão quanto ao mérito; 
i) Os resultados dos julgamentos dos recursos administrativos serão encaminhados
aos candidatos, via correio, em até 10 (dez) dias após encerrado o prazo para
recurso.  8. DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras
irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente,
eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição;
b) Todas as convocações e avisos referentes ao processo de seleção e aos
resultados serão divulgados, exclusivamente, em ;
c) Não haverá nenhuma comunicação individual do resultado das etapas do
processo seletivo e cada candidato deverá procurar pelo resultado no site no qual
efetuou sua inscrição;
d) O não cumprimento das atividades necessárias à função de tutor implicará no
desligamento imediato do curso;
e) Os candidatos, ao se inscreverem no certame, declaram estar de acordo com os
termos apresentados neste Edital. 
f) O processo seletivo terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de
publicação do resultado final da seleção, podendo ser prorrogado uma vez, por igual
período, mediante ato próprio da autoridade competente. 
g) O presente edital será publicado no site: http://ead.utfpr.edu.br 
h) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora.
     Medianeira, 29 de junho de 2012.
Prof. Me. Cesar Alfredo Cardoso
Coordenador UAB UTFPR
 Prof. Dr. Paulo Cezar Dondoni
Coordenador(a) de Tutoria 
Câmpus Pato Branco


Nenhum comentário: